Dicas para lavar roupa de forma sustentável

Tempo de leitura: 4 minutos

A lavagem de roupa é uma das tarefas diárias de casa com maior impacto ambiental e que nem sempre é realizada de forma eficiente. Esta acarreta elevados desperdícios de água e eletricidade, e também, contribui para a libertação de microplásticos que infelizmente vão parar ao mar.

Neste artigo, vou ajudar-te a reduzir a pegada ecológica da tua casa através da lavagem de roupa consciente.

Partilho contigo 7 dicas que me ajudam no cuidado diário da roupa e a ter escolhas mais inteligentes e sustentáveis:

Dica 1 – Lava a roupa com temperaturas baixas

A maior parte da energia de uma lavagem é investida no aquecimento da água.

Em situações em que a roupa não tenha grandes sujidades, não serão necessárias temperaturas muito elevadas, pelo que, recomendo que utilizes temperaturas mais baixas, entre os 30 e os 40 graus, ou até a lavagem a frio.

É recomendável ainda o uso de programas económicos, que encontrarás facilmente no menu da máquina de lavar.

Para além da redução de energia, a lavagem de roupa a baixas temperaturas contribui para a diminuição do desgaste do tecido das peças, potenciando a sua durabilidade que, por sua vez, vai diminuir a frequência de compra de novas peças.

Dica 2 – Separação da roupa antes da lavagem

Outro fator que contribui para a durabilidade da roupa, é a correta separação antes de as colocar na máquina para lavar. Se não entendes o porquê, eu vou-te explicar:

Misturar cores e tecidos pode conduzir-te à escolha do programa errado para a lavagem de cada material. Por sua vez, o programa errado, a mistura de cores e tipos de tecido pode manchar, desgastar e contribuir para a perda de cor da roupa, o que significa que irás aumentar a frequência de compra de novas peças, conduzindo a um maior desperdício para o nosso planeta e também de dinheiro.

Por norma, todas as peças de roupa trazem indicações para o seu cuidado nas etiquetas, principalmente no que diz respeito às lavagens. Recomendo-te sempre a verificares esta informação para realizares uma separação da roupa correta.

Outra dica valiosa é a colocação de peças mais delicadas dentro de bolsas protetoras, de forma a protegê-las e a evitar a sua deterioração. 

Dica 3 – Retirar as manchas antes da lavagem

Quantas vezes colocaste uma peça a lavar que tinha alguma mancha e esta não saiu só com  uma lavagem?

Para evitar a repetição da lavagem de roupa desnecessária, uma vez que, já vimos que isso contribui para o desgaste da peça e desperdício de recurso, aconselho-te a fazer uma pré-lavagem ou um tratamento na peça que tem nódoas ou manchas. 

Se conseguires tratar da nódoa no momento em que ela aconteceu, ou seja, quando ainda não está seca, a sua remoção será mais fácil. 

Dica 4 – Não laves roupa que não esteja suja

Sim! Pode parecer estranho, mas há pessoas que por vestir uma peça de roupa, por 5 minutos que sejam, já a colocam para lavar.

A minha recomendação é que apenas coloques para lavar a roupa que esteja verdadeiramente suja. Muitas vezes, poderá ser suficiente colocar a peça de roupa a apanhar ar. 

Lembra-te que desta forma estás a contribuir para a preservação do meio ambiente e a poupar dinheiro, quer ao evitar uma lavagem de roupa, quer no aumento da durabilidade da peça.

Dica 5 – Utilizar a capacidade da máquina

Não deves encher muito a máquina de roupa porque se não, esta não será bem lavada. Claramente, esta afirmação é um mito.

Encher a máquina na sua capacidade total (em Kg) não irá fazer diferença na qualidade da lavagem. No entanto, não usar a carga completa irá contribuir para o consumo de água e luz desnecessário porque os consumos serão iguais/idênticos ao da carga total da máquina.

Alerto para também não excederes a carga máxima da máquina pois poderá estragar a mesma. A medida correta é quando enchemos todo o tambor e tem espaço para colocar a mão/punho na parte superior do mesmo.

Dica 6 – Optar por máquinas com classe energética mais eficiente

Se estás a necessitar de trocar de máquina de lavar roupa, recomendo-te que escolhas um modelo com maior eficiência energética, entre a A e A+++. Este equipamento terá um investimento inicial mais elevado, mas a longo prazo, vai permitir-te poupar energia e água, além de ser mais amigo do ambiente.

Deves também considerar o tamanho do tambor da máquina que melhor se adequa às necessidades da tua família. Como verificamos na dica anterior, devemos utilizar a capacidade máxima da máquina e, por isso, não deves adquirir uma máquina com um tambor muito maior do que aquele que necessitas.

Dica 7 – Escolher os detergentes mais indicados

Não poderíamos falar de uma lavagem sustentável, sem falarmos do tipo de detergentes que usamos. Alguns produtos de limpeza contêm determinados químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Sugiro-te que optes por produtos de limpeza ecológicos e biodegradáveis, contribuindo para a redução de desperdício e impacto positivo no planeta.

Algo que se deve também ter em consideração é a quantidade de detergente utilizada por lavagem, uma vez que, o uso excessivo de detergente ou amaciador em excesso traduz-se a um gasto de recursos, a danificações na roupa ou nas máquinas de lavar e a uma maior quantidade de químicos na água descartados com a lavagem.

Em minha casa, eu opto por utilizar a marca EcoX. É a primeira marca a nível mundial a fazer a valorização de um resíduo para a obtenção de produtos de limpeza amigos do ambiente. Apostam na economia circular através do reaproveitamento de ingredientes e embalagens e da diminuição do uso de recursos primários.

Joana com produtos da EcoX na cozinha

Como é que a EcoX cria os seus produtos de limpeza ecológicos?

Os produtos da EcoX são desenvolvidos através de óleo alimentar, que é usado nas nossas casas, rede pública, solos, meio aquático e no nosso clima. Desta forma, evitam a extração de recursos naturais, mantendo ainda os padrões de qualidade (ISO:9001) e ambiente (ISO:14001) exigidos em todos os seus produtos.

Para a EcoX o plástico é parte da solução. Eles criaram uma embalagem única com 50% de plástico reciclado para os seus produtos, que te permite reutilizá-la múltiplas vezes com o teu produto ou aroma preferido. Esta embalagem foi distinguida com o prémio Green Good Design.

Depois de usadas, estas são higienizadas, qualificadas, voltam a ser cheias e colocadas no mercado. Se preferires, em vez da reutilização destas embalagens, poderás ter ainda uma experiência a granel nas suas lojas.

Eu quero ajudar-te na criação de hábitos e lavagens mais sustentáveis. Acredito que experimentares os produtos EcoX é um ótimo primeiro passo para a preservação e cuidado com o meio ambiente. E é por isso que partilho o meu código de desconto de 10% em qualquer compra em https://ecox.pt/ com o cupão JOANAM10.


Se chegaste até aqui, estás mais do que capaz para começar a lavar a roupa de forma mais consciente. 

Vamos juntos tornar mais sustentáveis as lavagens de roupas? Então partilha este artigo com alguém que precisa de saber isto.

Mockup da checklist

Checklist

30 dicas para seres mais sustentável

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuares a navegar, é considerado que aceitas a sua utilização.