10 Marcas portuguesas que apostam na sustentabilidade

Tempo de leitura: 5 minutos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Quando é que começaste a pensar nas marcas que consomes? Atualmente a procura por marcas portuguesas sustentáveis está sempre a aumentar e isso é resultado desta mudança de consciência no consumo.

Para muitos, o ponto de mudança ocorreu em abril de 2013, com a queda de um edifício no Bangladesh, cuja função era uma fábrica têxtil. Este episódio contribuiu para que muita gente tivesse conhecimento dos perigos do fast fashion e para a consciência ambiental.

De qualquer das formas não importa quando começaste a pensar no assunto, mas sim que estás a pensar e que há soluções, aliás não faltam opções de marcas eco-friendly e neste artigo podes encontrar algumas delas.

Porquê consumir marcas eco-friendly?

Cada vez mais as pessoas procuram adaptar o seu estilo de vida de forma a considerar a sustentabilidade do planeta. Eu procurei adaptar o meu estilo de vida para que a minha pegada ecológica seja menor de dia para dia.

Desta forma passamos a ser mais conscientes e exigentes para com as marcas e empresas. Por isso que muitas delas até já bem estabelecidas no mercado estão a mudar o seu posicionamento e novas empresas surgem já com este mindset como a sua missão.

A preocupação com o meio ambiente é compartilhada por consumidores, mas também por as empresas.

O pensamento “eco-friendly” (amigo do meio ambiente) reflete-se em todos os setores da empresa: desde as ações aos serviços, aos processos de fabrico, até à distribuição e venda. Tendo conhecimento sobre toda a cadeia de produção, cabe-te a ti, a mim, a nós escolher.

Qual o motivo para escolher marcas conscientes

O grande motivo para optares por marcas mais conscientes é:

  • A preservação do planeta: ao mudares os teus hábitos de consumo podes contribuir para a preservação do planeta. Melhor ainda, preservas o bem-estar dos animais, pois produtos sustentáveis tendem também a ser cruelty-free;

E é fácil encontrar marcas eco-friendly? Cada vez mais as empresas querem mostrar aos consumidores que se estão a adaptar, e uma das grandes formas de comunicar é através de selos e certificações sustentáveis que as marcas adquirem.

Marcas portuguesas sustentáveis

Em Portugal estão a surgir cada vez mais marcas de produtos sustentáveis. As marcas que mais se destacam são a nível da moda, conhecido também pelo movimento slow fashion, que é a mentalidade oposta que levou à tragédia em Bangladesh que referi anteriormente.

Nestas marcas os produtos são pensados de acordo com os princípios da sustentabilidade e consciência social, como resultado surgem produtos que não agridem o meio ambiente e que causam um impacto positivo no mundo.

Neste artigo vais encontrar marcas de vários tipos, desde roupas até a produtos de limpeza sustentáveis!

1. Baseville

Com sede em Vila Nova de Famalicão, a Baseville é uma das marcas de roupa sustentável em Portugal. A marca tem como objetivos reduzir a quantidade de recursos virgens dos seus produtos e eliminar os microplásticos.

A Baseville combina a consciência ambiental e elegância, tendo duas características que se destacam:

  • Coleções elaboradas para diferentes estações e anos;
  • Reciclagem e revenda de peças antigas, evitando que se tornem lixo.

Acrescento ainda que as embalagens das encomendas são recicláveis!

Mulher de braços abertos a posar para a foto
© Baseville

2. Wayz

Entre as marcas de calçados sustentáveis, a Wayz apresenta produtos produzidos de forma ética e com materiais responsáveis, isto é, biodegradáveis e reciclados.

Tudo é feito de forma local e nacional, desde o design à produção. Para além disso a marca ainda tem o mínimo de intermediários e uma estrutura de custos flexível, levando a que o calçado seja de qualidade, durável e a preços justos.

A marca ainda contribui para as comunidades locais doando 1% das suas vendas à NGO SAOM. Recentemente lançou um modelo 100% vegan e reciclado chamado The Grit.

Sapatilhas empilhadas
© Wayz

3. Näz

A Näz é uma das marcas de roupa sustentável em Portugal que se destaca pela variedade de produtos, mas também pelo facto de terem disponível o serviço “SELL 1 BUY 1”, que permite aos clientes descobrir quanto valem os seus artigos usados e trocar por novos.

No processo de fabrico pode adotar diferentes caminhos, no entanto todos são ecológicos:

  • Utilização de excedentes de fábricas portuguesas;
  • Criação de tecidos ecológicos a partir de fibras orgânicas ou sustentáveis;
  • Criação, junto de empresas têxteis, de tecidos e malhas com fios reciclados.

Em questão de moda, apresenta produtos minimalistas e modernos!

Duas raparigas animadas lado a lado sob fundo branco
© Näz

4. Cuscuz

Saindo um pouco das marcas de roupa sustentável em Portugal, você pode encontrar a marca de óculos Cuscuz. Os seus produtos são óculos de sol e brincos, ambas as peças são atemporais e sem género.

O mais interessante é sem dúvida a origem dos seus materiais… tudo a partir de móveis, camas, bancos e desperdícios de fábrica!

© Cuscuz

5. Alma de Alecrim

Para continuar a variar, a Alma de Alecrim destaca-se pela versatilidade do seu catálogo. Uma loja online aveirense, onde podem encontrar:

  • Desinfetantes;
  • Mochilas;
  • Saco de viagem;
  • Garrafa térmica;
  • Copos;
  • Brinquedos;
  • Capa de chuva;
  • Escova de dentes de bambu
  • Entre muitas outras coisas!
© Alma de Alecrim

6. Nãm

A Nãm é um projeto que transforma borra de café em cogumelos incríveis. Tudo começou com o Natan que acredita que o desperdício não deve existir, e assim criou um modelo de negócio circular e com impacto positivo.

Criou uma quinta urbana em Lisboa onde produz os seus cogumelos. Como é que funciona? Em parceria com a Delta, a Nãm recolhe as borras de café, mistura-as com palha e sementes de cogumelos e voilà: cogumelos saborosos!

© Nãm

7. Marita Moreno

A Marita Moreno é uma marca que repensou a sua forma de produção. Foi criada em 2011, mas apenas em 2018 se tornou uma marca eco-friendly. Para isso, insere na sua produção materiais naturais e inovadores como:

  • Linho;
  • Rendas;
  • Madeira;
  • Cortiça;
  • Piñatex (feito a partir de fibras de celulose extraídas de folhas de abacaxi);
  • Placas de fibra de casca de banana.

Para não contribuir com o excesso, é claro que suas coleções são limitadas!

© Marina Moreno

8. Bleebla

Agora falando de brinquedos… apresento a Beebla, uma marca de brinquedos sustentáveis. Nesta marca vais encontrar carimbos em madeira para xilogravura, puzzles de madeira e cortiça, bonecos em madeira e muitas outras coisas.

Tudo é produzido localmente com matérias-primas que são certificadas como sustentáveis. Além disso, há sempre uma temática envolvendo os produtos: o mar, a floresta, o campo ou a selva.

© Bleeba

9. Boutik

Entre ser uma loja e ser um espaço para café, a Boutik é uma marca sustentável com uma vibe surfista. Tem vários produtos feitos a mão, como jóias, acessórios, roupa de praia, livros e mapas – todas de marcas bem conhecidas.

Quanto às refeições tem sushi burrito, tatakis, sobremesas, torradas e, claro, o brunch. Então, além de uma marca sustentável, é um espaço de visita obrigatória em Lisboa!

10. Ecox

Para terminar, se ainda não conheces tens de conhecer a Ecox, uma marca de produtos de limpeza sustentáveis. O que torna esta marca tão interessante é que tem um modelo de negócio baseado na economia circular:

  1. Óleos alimentares usados são recolhidos de ambientes domésticos e de instituições (como restaurantes, hotéis, etc.).
  2. Depois os óleos são filtrados, purificados e transformados em produtos de limpeza para casa.
  3. Por fim, são vendidos para o público, incluindo aquele que forneceu o óleo alimentar.

Com essa lógica, diminui os desperdícios dos óleos de cozinha e garante um impacto positivo no mundo!

© Ecox

Consumo positivo e consciente

Para conseguires ter impacto positivo no mundo, é necessário adaptares o teu estilo de vida, para passares a ter um consumo positivo.

Conforme mudas a tua forma de consumir, mais adquires umcomportamento consciente. Se enquanto consumidor exigires mais das empresas e das marcas, mais elas vão querer responder a essa exigência e por isso entramos num ciclo vicioso positivo. Com mais empresas eco-friendly, mais pessoas querem algo sustentável.

Isto é o que chamo de corrente do bem. Portanto, começa a consumir marcas portuguesas sustentáveis nos produtos do teu dia a dia!

Faz parte da minha comunidade.

Recebe atualizações no teu email sobre sustentabilidade, impacto social e inovação.

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuares a navegar, é considerado que aceitas a sua utilização.