Porto Santo é uma ilha promissora

Tempo de leitura: 2 minutos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Estive pela primeira vez em Porto Santo em Setembro 2020, e antes de viajar para Porto Santo, decidi investigar um pouco sobre a ilha e, para meu espanto e felicidade, fiquei a saber que existe um GRANDE projeto relacionado com sustentabilidade conhecido por “Porto Santo Sustentável”. Sabias disso?

Um lugar tranquilo e de areia dourada, tem como objetivo tornar-se na primeira ilha designada de “Smart Fossil Free island”. Esta transformação é enorme e, como qualquer projeto, acontece por fases, onde uma das mais essenciais e desafiantes passa por ter todo o consumo de electricidade da ilha a ser, maioritariamente, proveniente de energias renováveis. A ilha tem uma única eólica que é responsável por 4% da energia do Porto Santo em 2018, é um pouco cómico ver só uma eólica sozinha, mas sem dúvida teve um bom resultado para a ilha.

A ilha é, sem dúvida, vista como um laboratório de oportunidades sustentáveis onde iniciativas e projectos como o “Porto Santo Sustentável” se tornam relevantes e um exemplo a seguir.

Com turismo a ser um dos principais motores da economia do Porto Santo, e os habitantes da ilha quadruplicam no verão (são pouco mais de 5mil habitantes) é necessário ter em consideração as alterações climáticas que se agravam cada vez mais. Como tal, outra iniciativa que foi anunciada no âmbito deste projeto foi o apoio na compra de carros elétricos, para que em parceria com outras empresas, o governo regional possa controlar as necessidades da rede eléctrica e de cada veículo.

Era sem dúvida espetacular saber os resultados que este projeto está a ter e Porto Santo tornar-se-ia num “role model”, um exemplo a seguir.

Na minha opinião torna-se mais importante do que nunca viajar com consciência e refletir no impacto que as nossas ações e viagens podem ter, fica por isso aqui a dica de sempre que pensarem em viajar procurarem por alternativas que defendam o ambiente e que sejam responsáveis socialmente.

Faz parte da minha comunidade.

Recebe atualizações no teu email sobre sustentabilidade, impacto social e inovação.

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuares a navegar, é considerado que aceitas a sua utilização.