Uma nova forma de explorar o Alentejo

Tempo de leitura: 3 minutos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Algo que vão aprender sobre mim é que amo viajar! Este ano devido à pandemia foi algo que ficou um bocado mais “limitado”, mas foi da forma que aproveitei para desfrutar mais de Portugal.

Tenho tendência a deixar Portugal em segundo plano, porque sou curiosa em relação ao mundo, a outras culturas, povos e tradições, e porque acho que vou ter sempre mais oportunidades de viajar “cá dentro”.

No entanto Portugal tem sítios magníficos, e é constantemente destacado em relação ao Turismo. Porto é casa para mim, e como sou filha do verão sempre que penso em destinos… penso em sítios que me fazem lembrar o verão, e para mim o Alentejo é esse destino. Ficam já a saber que é o meu destino de eleição em Portugal!

Arraiolos, quem já lá esteve?

Fica situado no distrito de Évora, e sim é o que dá origem aos tapetes de arraiolos. É, também, nesta pequena vila que nasceu o projeto das Casas Caiadas, fundado por Mário Domingues e Paula Cabrito. Acontece que são o local perfeito para dormir em Arraiolos, nos arredores vão encontrar a Boutique Home um conjunto de casas que são o refúgio perfeito para quem procura ir para o meio da natureza e quer distância social, já no centro está a Open House que na minha opinião é um pedaço de Santorini no coração do Alentejo.

As Casas Caiadas Boutique Home foram distinguidas em 2016 com o prémio da categoria de design da revista Monocle, e em 2018 pelo Sunday Times Travel Magazine como um dos “seis melhores retiros do mundo”.

Vindo eu da área do Design tenho uma grande apreciação por espaços que me digam alguma coisa, visualmente organizados, materiais naturais e tons neutros, assim sinto-me em casa e tranquila. Se são como eu então tenho boas notícias: vão adorar as Casas Caiadas!

Mobilidade sustentável no Alentejo

As Casas Caiadas deram origem ao projeto RODES, “um projeto pioneiro e sustentável dirigido aos novos nómadas que procuram lugares genuínos e lhes acrescentam mobilidade, cultura e arte”!

A mobilidade de bens e pessoas transformou a economia, contudo a crise ambiental está a fazer repensar a mobilidade. Este é um dos motivos que faz surgir novos meios de transporte adequados aos novos estilos de vida, e as e-bikes apesar de não serem um novo meio de transporte ter a possibilidade de alugar uma no Alentejo é.

E-panther é a marca que dá a cara, ao projeto RODES, que é a nova Experience Store & Cargo Hub da Riese and Müller.  A loja inaugurou a 10/10/2020 e abriu oficialmente no dia 19/10, no antigo quartel dos bombeiros de Arraiolos. Entre estas datas, como a loja ainda não estava aberta ao público, as bicicletas eléctricas estavam disponíveis para a comunidade local desfrutar. Mário Domingues, diz que a “população de Arraiolos faz parte do projeto” e que uma das intenções é a de promover e dinamizar os negócios locais.

Your health and wellbeing are the energy that keeps us moving.

Manifesto da E-panther

Eu tive a oportunidade de experienciar as bicicletas em primeira mão e ser alvo de curiosidade da Vila inteira, pois a curiosidade fazia as pessoas pararem e questionar: “isto em que anda é o quê?”, “o que é este Wherever” … as reações foram inúmeras e hilariantes. Nunca tinha experimentado uma, mas é realmente fácil e cómodo, e permite-nos “turistar” com uma nova perspetiva!

É visível que este projeto foi bem aceite pela comunidade, que também viu uma oportunidade de interagir com os que estão de visita à cidade e também de dar aumentar o rendimento dos seus negócios, através do aumento da estadia média de quem visita Arraiolos, fomentar a economia circular e aumentar a procura de bens e de serviços locais.

Para apoiar, ainda mais a comunidade, a E-panther disponibilizou e-parks concebidos e desenhados por Luís Pereira Miguel e pelo designer Gonçalo Prudêncio. Vão estar instalados nas Casas Caiadas, na Casa do Platáno, as pastelarias O Toucinho e Arroz Doce, os restaurantes O Alpendre (que é DELICIOSO!), O Parque, a República dos Petiscos, entre outros.

O que distingue a E-panther de uma loja de aluguer de bicicletas é o que pretende oferecer: uma experiência completa. O objetivo é planear itinerários temáticos e programas especiais que irá explorar o Alentejo com outra perspetiva, e quem sabe até com um guia.

Os preços de aluguer das bicicletas serão de 22€ por dia, ou 12€ por meio-dia, estarão também disponíveis preços especiais para casais, famílias ou grupos.

Já vos convenci a ir visitar Arraiolos, as Casas Caiadas e a E-panther?

Imaginem só a facilidade que é subir ao castelo e ter a melhor vista de sempre, sem fazerem esforço nenhum. Vejam só:

Parceria com E-Panther & Casas Caiadas

Faz parte da minha comunidade.

Recebe atualizações no teu email sobre sustentabilidade, impacto social e inovação.

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuares a navegar, é considerado que aceitas a sua utilização.