Os bikinis e fatos de banho sustentáveis deste verão

Tempo de leitura: 3 minutos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O verão está a aproximar-se e isso significa que a época balnear também está ao virar da esquina. 

Portugal é um dos países de referência para fazer praia, mas também é um país de referência quando se fala em produção têxtil. 

São cada vez mais as marcas de moda internacional que produzem em Portugal por vários motivos, sendo alguns os grandes standards de qualidade que temos e ainda questões éticas (como assegurar condições de trabalho para os funcionários). Para além das marcas internacionais temos cada vez mais marcas portuguesas a surgir e muitas delas a assumirem-se como éticas e sustentáveis. 

Para as marcas de moda se assumirem como sustentáveis existem vários requisitos (através de certificações) que devem ser cumpridos em toda a linha de produção das peças, que não só exige redução dos impactos ambientais como têm de seguir vários princípios éticos em relação aos trabalhadores e comunidades locais.

Estas novas marcas e empreendedores começam a chegar além-fronteiras, e com este artigo trago algumas das marcas portuguesas de swimwear com que me identifico, são biquínis ou fatos de banho nacionais, de alta qualidade, éticos e sustentáveis.  Com modelos mais atrevidos, inovadores e inclusivos, as marcas estão cada vez mais preocupadas com o design, conforto e qualidade de cada peça. Já sabemos que é urgente mudar os nossos hábitos para sermos mais sustentáveis, até numa simples ida à praia.

Marcas de Beachwear Portuguesas e Sustentáveis

Conscious The label

Conscious The label
© Conscious The label

Eu sou mega fã da Conscious The Label, e curiosamente a fundadora também se chama Joana Silva que juntou o gosto pela costura às preocupações ambientais e fez nascer esta marca. A linha de swimwear é feita com Econyl, uma fibra criada a partir de lixo retirado dos oceanos e aterros sanitários (como redes de pesca, restos de tecido, plásticos industriais) e por costureiras locais para que todo o tecido seja aproveitado ao máximo. Para além disso é uma marca que está ranqueada na app Good on you e ainda faz parte da associação 1% for the planet. 

Tuhkana Swimwear

Tuhkana Swimwear
© Tuhkana Swimwear

Rute Martins é a fundadora da marca Tuhkana Swimwear enquanto vivia na Irlanda, em 2015 e defende que a moda e a responsabilidade ambiental podem coexistir.  As peças desta marca utilizam um fio biodegradável, para que se estas acabarem no lixo se degradem entre 2 a 5 anos.

Visto a matéria prima se encontrar no Brasil é lá que produzem pois reduzem assim a sua pegada de carbono e ao mesmo tempo apoiam a economia local. A Tuhkana cria produtos que possam durar e se combinados com outras peças. 

Kalimera Collection

Kalimera Collection

Uma marca criada por Sara Arrais, lançada este ano 2021 (confiei cegamente na marca e fui umas das primeiras 50 clientes). A Kalimera Collection defende a transparência, a sustentabilidade e a diversidade. Está pensada para empoderar e dar conforto através de um produto com estilo e atemporal. Os trajes de banho são resistentes ao cloro e aos óleos bronzeadores e ainda protegem contra os raios ultravioleta

Uma marca que trabalha de forma próxima com os parceiros locais de forma a garantir acesso a práticas comerciais conscientes e éticas, assim como a matérias primas sustentáveis.

Drope Clothing

Drope Clothing
© Drope Clothing

A Drope Clothing aparece no mercado em 2019 e inspira-se em vários locais para criar as suas coleções com um design único e produzidas à mão em Portugal e tem vindo a ter colaborações com influencers digitais, por exemplo a Carolina Nashtai.

Uma marca que valoriza o meio ambiente e que por isso utiliza tecidos reciclados, como o Econyl, nos seus biquínis e fatos de banho e fazem-no através da organização Healthy Seas. 

Voke

Voke
© Voke

O objetivo da Voke é criar e fabricar os produtos com consciência de forma a reduzir o impacto ambiental. Assume ainda o compromisso de implementar práticas mais ecologicamente responsáveis e de apoiar as empresas locais que nos permitem um controle final desde o conceito até a produção. 

As preocupações vão desde o design até à entrega da peça, fiquem a conhecer todas as práticas éticas e sustentáveis desta marca. 

Cleome

Cleome
© Cleome

A Cleome é uma marca com consciência ambiental e que está em constante aprendizagem de como podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta. 

A matéria prima principal desta marca é o Econyl, que para além da forma sustentável como é produzido é resistente ao cloro, a óleos e cremes solares, com proteção UV. Garantem, ainda, que todas as empresas com que trabalham tenham certificados ambientais e sustentáveis. 

Papua Beachwear

Papua Beachwear
© Papua Beachwear

A Papua foca-se na preservação e valorização do capital natural e na redução de desperdícios em toda a cadeia de valor. Os trajes de banho são produzidos em Leiria de forma limpa, o que significa que não utilizam substâncias tóxicas, para impressão dos padrões utilizam a sublimação por ser menos poluente e tentam também maximizar o uso da matéria prima. 

Produtos que chegam às mãos do cliente embalados em materiais 100% reciclados ou orgânicos. 


Cada vez há mais marcas como estas que vos apresento aqui hoje, e se forem ver em pormenor todas têm preocupações éticas e ambientais desde o conceito até que o biquíni ou fato de banho chegue até tua casa. 

Já conseguiste escolher o teu biquíni ou fato de banho sustentável para este verão? 

Faz parte da minha comunidade.

Recebe atualizações no teu email sobre sustentabilidade, impacto social e inovação.

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuares a navegar, é considerado que aceitas a sua utilização.