Dicas para um Natal mais sustentável

Tempo de leitura: 2 minutos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Não sou uma expert da sustentabilidade e tudo o que partilho é algo que aprendi por mim, logo está ao alcance de qualquer um de nós aprendermos sobre como podemos ser mais sustentáveis.

O natal é uma das alturas que gostamos muito cá em casa, e por isso também tentamos tornar as festividades um pouco mais sustentáveis. Apesar de tudo, temos tendência a colocar certos comportamentos diários de lado nestas alturas, pois são propícias a estarmos mais dístraidos, ou porque queremos “ter menos trabalho”…, mas a verdade é que é muito simples sermos mais sustentáveis nesta quadra natalícia.

Como tal aqui vão algumas dicas

  1. Cozinha Racional:
    Não deves preparar demasiada comida para a tua ceia. Para evitar o desperdício faz uma lista de compras, evita coisas embaladas, e lembre-se que há sempre sobremesa, por isso tem de haver espaço para elas. E antes que me esqueça… dá prioridade a produtos nacionais e regionais!
  2. Separação do lixo:
    Não custa nada e com a família a ajudar ainda menos, torna-se um momento lúdico para todos. Nestes dias existem sempre embalagens de plástico, de vidro, cartão… e a verdade é que isto é super fácil de separar, não há que enganar! Ah e, reutiliza o que puderes reutilizar, como papéis de embrulho e caixas.
    Deixo-vos também a dica de que o óleo alimentar pode ser reciclado, basta procurar onde o ecoponto adequado mais próximo se encontra.
  3. Embrulhos reutilizados:
    Eu ando a juntar caixas desde outubro 😅 todas aquelas que acho que podem ser úteis para embrulhar alguma coisa (as outras separo), e os sacos cá em casa são de tecido pois tenho sorte da minha mãezinha fazer… mas a verdade é que por causa disso a minha família começa a ter sacos de pano, que acabam por ter várias utilidades.
    Se esta não for a vossa solução aposto que têm montes de sacos das vossas compras que podem utilizar.
Mockup da checklist

Checklist

30 dicas para seres mais sustentável

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuares a navegar, é considerado que aceitas a sua utilização.